Inicialmente o consultor deverá realizar visitas às instituições/organizações do município, entre elas CRAS, Escolas, Postos de Saúde, Organizações Comunitárias, entre outros, visando informa-los sobre a execução do PTSA, bem como articular parceria e estabelecer agenda para realizar as ações socioambientais. Estas visitas devem abranger todas as instituições pertencentes à área beneficiada pelo SES e devem ser comprovadas através da coleta de assinaturas dos representantes das instituições visitadas. Também deve ser descrito no relatório mensal as tratativas realizadas e agenda estabelecida.
As ações socioambientais devem ser planejadas em conjunto com a instituição visitada e devem ser executadas através de palestras, dinâmicas, tendas de apresentação em eventos públicos, visitas guiadas, etc. Deverão envolver informações sobre o SES, a água e sua relação com o esgoto, a importância da adesão ao sistema somente quando autorizado pela CASAN, sobre a correta interligação dos imóveis à rede coletora, política tarifária, importância do saneamento para a saúde pública e a conservação do ambiente, entre outros temas essenciais que promovam conhecimento e conscientização quanto às atribuições e responsabilidades de cada um quanto ao saneamento e o funcionamento adequado do SES. Para realizar essas ações, o consultor deverá utilizar instrumentos dinâmicos e/ou lúdicos para levar a informação, de forma que desperte o interesse e a participação, entre eles recursos audiovisuais e materiais informativos e a linguagem deve ser simples e adequada ao público-alvo.
É fundamental que o consultor tome conhecimento dos eventos previstos no calendário das instituições ou entidades locais, visando aproveitar esses espaços coletivos para levar informações sobre o SES. Observa-se que, caso a entidade tenha previsto em seu calendário uma atividade em final de semana, o consultor poderá participar também.
Nas ações socioambientais em escolas, é importante que o consultor faça uma apresentação aos professores sobre o conteúdo que será trabalhado em sala, para que estes contextualizem previamente o tema que a equipe do PTSA abordará com os alunos, garantindo maior aproveitamento por parte do público-alvo a respeito do tema abordado.
Caso a demanda por visitas domiciliares seja reduzida, o consultor deverá intensificar as ações socioambientais, com o intuito de aumentar o poder informativo do trabalho técnico social.
O consultor deverá articular a realização de reuniões comunitárias, visando apresentar o projeto de implantação do SES e sanar dúvidas. O planejamento dessas reuniões deverá ser realizado em conjunto com lideranças comunitárias e CASAN, visando prepará-los para o recebimento do empreendimento e minimizar os transtornos temporários. A parte técnica sobre o SES será apresentada por profissionais da CASAN/Empreiteira/Gerenciadora de Obra.
A organização e execução das ações comunitárias socioambientais será de responsabilidade do técnico social, com o apoi
Número de vagas: 1
Tipo de contrato e Jornada: Efetivo – CLT - Período Integral
Área Profissional: Analista em Serviço Social e Comunitário - Assistência / Educação Social
Exigências
Escolaridade Mínima: Ensino Superior
Português (Nativo)
Valorizado
Experiência desejada: Sem experiência
Denunciar Vaga