Sobre Escola Monteiro Lobato
Era o ano de Barreiras, cidade pequena, uma ou outra escola particular. Ana Manfredini, mulher intrépida e audaciosa, inicia, juntamente com duas professoras, uma turma de Jardim da Infância e a outra de Alfabetização. Surgia a Escola Monteiro Lobato. Era a semente de uma grande e frondosa árvore. Não poucas foram as dificuldades O importante, porém, era o sonho se tornando realidade. Um dos desafios, no entanto, era o nome fantasia Paz e Amor que deveria ser substituído por uma marca forte, de fácil identificação pela qual as pessoas pudessem estabelecer simpatia e interesse. Monteiro Lobato, o criador da literatura infanto-juvenil brasileira, foi o escolhido para dar nome à Escola com um perfil já bem delineado. Além de vir ao encontro dos interesses da empresária e Professora Ana Manfredini, um fato firmou tal escolha a coincidência das datas de aniversário do Escritor e da empresária de Abril, ficando assim instituído o Dia da Escola Monteiro Lobato. Os anos foram passando e a implantação de novas turmas se fez necessária. E assim, gradativamente se chegou a , com a criação de uma turma de série do Ensino Médio.
O sucesso da escola se acelerou quando a Direção buscou parceria com o Sistema Objetivode Ensino,São Paulo, que se afina com os objetivos da empresa e tem como meta o ápice da educação. Fiel ao seu projeto inicial, a Escola Monteiro Lobato Objetivo procura atender às necessidades do mundo atual, formando cidadãos críticos, transformadores, responsáveis e capazes de atuar como agentes na construção de uma sociedade que privilegie os verdadeiros valores. Para isso conta com Direção dinâmica, Coordenação Pedagógica especializada e um quadro de professores habilitados e competentes.
Com o nascer de novo milênio, nasce também a Unidade II da Escola Monteiro Lobato Objetivo na mais jovem cidade do Oeste Baiano Luis Eduardo Magalhães. Nessa trajetória de anos, temos motivos para agradecer pela História que fomos escrevendo e que continuamos a fazer. Este é mais um ano que queremos transformar em realidade o ideal de uma escola viva, dinâmica e divulgadora dos valores que plenificam o ser humano.