Sobre Pontifícia Universidade Católica de Campinas
A história da PUC-Campinas começou no dia 7 de junho de 1941, quando nasceu a primeira unidade da Universidade, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. A Diocese de Campinas adquiriu, na época, o antigo casarão de propriedade de Joaquim Polycarpo Aranha, conhecido por Barão de Itapura.
Em 1955, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras passou a ser Universidade Católica, reconhecida pelo Conselho Federal de Educação. O título de Pontifícia foi concedido pelo Papa Paulo VI em 1972.
Não tardou para que o casarão construído no final do século XIX se tornasse pequeno para agrupar todos os cursos da Universidade. Assim, os novos campi foram surgindo de acordo com a necessidade de espaço o Campus I, o Campus II, o Seminário e o Instituto de Letras.
Sua história, que se aproxima de oito décadas de formação de profissionais de alta qualidade, é marcada pela busca ininterrupta pela excelência do ensino como uma missão da Instituição. Ao mesmo tempo, não deixa de lado a dedicação constante a aspectos como inovação, modernização e sustentabilidade.
A Universidade está consolidada como uma das principais instituições de ensino superior do Brasil. Uma série de rankings nacionais e internacionais, entre os mais respeitados do mundo, tem colocado a Universidade entre as de maior destaque na qualidade de ensino, sustentabilidade, pesquisa, inovação e protagonismo das mulheres na academia.
A PUC-Campinas é primeira instituição de ensino privada de São Paulo e a terceira do Brasil com maior número de cursos 5 estrelas no ranking do Guia da Faculdade 2020, divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo e a melhor particular do interior do estado pelo RUF (Ranking Universitário da Folha) 2019 e pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS).
No UI GreenMetric World University Ranking 2020, que avalia as universidades mais sustentáveis ecologicamente, a PUC-Campinas apareceu entre as mais responsáveis do mundo. Ela é uma das seis mais bem avaliadas no estado de São Paulo.
O UI GreenMetric World University Ranking é uma iniciativa da Universitas Indonesia (UI), que criou um ranking de alcance global para avaliar quesitos relativos à sustentabilidade nas instituições de ensino superior. Em 2020, entraram para o ranking 912 universidades.
A Instituição também está entre as com os maiores percentuais de pesquisadoras beneficiadas com bolsas, segundo dados da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O ranking foi realizado pela Revista Quero, especializada na área de educação e em avaliações universitárias, a partir de informações do Censo da Educação Superior de 2018, divulgadas no final de 2019 pelo Ministério da Educação (MEC).
Tradição e modernidade
A Universidade mostra como aliar a forte tradição e a conexão ao mundo contemporâneo e suas transformações. Futuro, inovação, empreendedorismo e sustentabilidade são a base de um ambiente que integra a evolução da ciência, do conhecimento e da tecnologia.