Sobre Hospital Regional Terezinha Gaio Basso
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, localizado na cidade de São Miguel do Oeste, no Extremo Oeste catarinense, teve o início de sua obra no ano de 2006. A obra foi inaugurada no dia 27 de dezembro de 2010.
O nome, Terezinha Gaio Basso, se deu em homenagem a esposa do ex-vereador e ex-prefeito de São Miguel do Oeste, e também ex-deputado de Santa Catarina, Luiz Basso. Terezinha Gaio Basso desempenhava forte papel social no município de São Miguel do Oeste.
Após o dia 17 de janeiro de 2011, data que marcou o início do atendimento a população, o Hospital Regional, vem desenvolvendo seus trabalhos em diversas especialidades da saúde, como Anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, gastroenterologia, urologia, neurocirurgia, neurologia, radiologia, bucomaxilofacial, infectologia, nefrologia, oftalmologia, pediatria, otorrinolaringologia, ortopedia, pneumologia, clínica médica em geral, ginecologiaobstetrícia e dermatologia.
O Hospital conta com 10,1 mil metros quadrados de área construída, e possui 90 leitos, uma Unidade de Terapia Intensiva e um amplo Centro Cirúrgico. A entidade oferece tratamento de média complexidade, sendo 100 SUS, e atende pessoas de pelo menos 30 municípios da região Extremo Oeste catarinense.
O Hospital Regional do Extremo Oeste Terezinha Gaio Basso, é uma obra do governo do estado de Santa Catarina, entretanto, é administrado pelo Instituto Santé.
Oncologia
Em 2018, foi inaugurada a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Cirurgias, exames laboratoriais, de imagem e patológicos, e quimioterapias estão entre os serviços prestados.
Instituto Santé
O Instituto Santé, fundado em 2007, se constitui como associação civil, sem fins lucrativos, de caráter beneficente de assistência social, atua na promoção da saúde, com autonomia administrativa e financeira e prazo de duração indeterminado, sendo regido por Estatuto Social e pela legislação pertinente.
O Instituto Santé foi reconhecido como Organização Social de Saúde pelo Decreto 303 de 13 de agosto de 2015, assumindo a gestão administrativa do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em 15 de dezembro de 2015, por meio de contrato de gestão firmado com o Estado de Santa CatarinaSecretaria Estadual de Saúde.
Com reconhecido incentivo à busca de excelência na gestão, o Instituto Santé possui uma equipe técnica multiprofissional e especializada no setor saúde, com consultores nas mais diversas áreas como administração, farmácia bioquímica, contabilidade, direito, medicina, contando ainda com o auxílio de empresas parceiras para execução de cursos ou serviços de acentuada especificidade técnica. Desenvolve programas e cursos voltados à questões técnicas e de gestão de estabelecimentos de saúde, garantindo o know how necessário à adequada prestação de serviços.