Sobre Colégio Santa Tereza
Apesar do nome, o Colégio Santa Tereza não é uma escola religiosa. O nome foi escolhido como homenagem a esta impressionante mulher, Tereza DÁvila, que viveu na Espanha no século 16.
Naquela época, era comum que as moças se tornassem freiras. Porém, muitas não o faziam por vocação, e sim para garantir uma vida tranquila e protegida. Essas moças entravam para os conventos, mas levavam consigo seus bens materiais para que continuassem a viver com todo o conforto.
Tereza também era freira, carmelita, mas por verdadeira vocação. Seu maior interesse era fazer com que as pessoas dessem mais valor ao caráter e que se dedicassem completamente à vida que escolhessem. Afirmava que o mais importante em uma pessoa é o respeito que ela pode ter por si mesma, pelos outros e pela vida.
Por essa razão, esta valorosa mulher foi responsável pela reforma carmelita, que acabou com os privilégios. Os conventos passaram a receber apenas aquelas que queriam realmente dedicar-se à vida religiosa. Além disso, Tereza fundou muitos conventos em toda a Espanha e escreveu diversos livros de grande importância, mesmo para os dias de hoje, como Castelo Interior e As Moradas.
Tereza morreu no dia 15 de Outubro de 1582 e em sua homenagem, D. Pedro II, que era grande admirador de sua obra, determinou que esse dia passasse a ser o Dia do Professor no Brasil.
Nosso colégio leva seu nome porque pretende, como Tereza, cultivar a justiça, o respeito ao próximo, a fraternidade e a busca pelo conhecimento, única forma de alcançar o sucesso pessoal e profissional em nossas vidas.